Lipari, nas Ilhas Eólias: destino histórico e de natureza atípica na Sicília - Webnáutico

Lipari, nas Ilhas Eólias: destino histórico de natureza atípica na Sicília

DESTAQUELipari2

Destino é considerado o coração das Ilhas Eólias e fica ao norte da Sicília, Itália. Roteiro histórico com praia e cultura milenar são os grandes destaques de Lipari

Lipari compõe a família das Ilhas Eólias, arquipélago italiano localizado ao norte da Sicília, destino paradisíaco e muito visitado durante todo o ano por aproximadamente 200 mil visitantes. O número é bem maior que os moradores locais, que somam perto de 12 mil pessoas.

Com ares vilarescos, Lipari abraça o turista com opções rústicas de roteiro gastronômico local, como cafés e lojas souvenirs. Nas estreitas ruas da ilha desfilam carros e scooters que criam uma atmosfera de cidadezinha do interior.

Paisagens com montanha, mirante - como o Quattrocchi-, e a Praia de Canneto formam cenários inesquecíveis de Lipari. O tour pode começar do centro das Ilhas Eólias. Inclusive, uma das atrações turísticas mais disputadas do destino é concorrer a um espaço em penhascos de Lipari para tirar uma foto icônica do lugar.

Nas atrações para complementar a viagem estão o Castelo de Lipari, que surgiu no século XVI com o período neolítico e explorado por escavações arqueológicas; o Museu Arqueológico, um dos mais importantes espaços de resguardo da história, que fica dentro da área do Castelo e também os Montes de Pedras-Pomes, lugar para entender a antiga fonte econômica de Lapari.

É dali que a extração de pedra-pome surgiu e se manteve até 2005 alimentando os cofres do vilarejo. Após 2005, ano da proibição da atividade, o local virou um espaço para visitação e de onde pedras brancas servem para a fabricação de souvenirs da cidade.

Lipari é vizinha de Panarea, Vulcano, Stromboli, Salina, Alicudi e Filicudi. Para acessar todo o arquipélago, visitantes partem da própria Lipari, considerada o coração das Ilhas Eólias e centro de chegada do roteiro turístico da região. 

Saiba mais: descobrindoasicilia.com/