Tulum no México - o paraíso tropical dos maias - Webnáutico

Tulum no México - o paraíso tropical dos maias

DESTAQUE tulum

Tulum é dos destinos mais interessantes México com sua areia branca e macia, mar verde e sol escaldante durante quase todo o ano, além das ruínas da fortaleza construída pelos maias.

Em Tulum, os maias aproveitaram a beleza do local e um posicionamento estratégico para se defender de tribos inimigas, construindo a fortaleza protegida por grandes muros em um morro com vista para o mar.

CenotessTulum

As ruínas estão intactas e se localizam a cerca de 130 quilômetros ao sul de Cancún. O Castelo e o Templo de los Frescos são os destaques das construções, hoje uma das três ruínas mais visitadas em todo o México, que possui 32 mil sítios arqueológicos no total. A cidade abrigava altares ancestrais, controlava o comércio marítimo dos maias e foi habitada na época da invasão espanhola, sendo completamente abandonada apenas 80 anos depois, em 1598.

tulum 2006701 1280

No passeio, os visitantes têm a oportunidade de visitar uma rara cidade maia à beira-mar, protegida por muralhas, e completar as trilhas por castelos e monumentos históricos com um mergulho no Caribe mexicano. A localização da construção perto das falésias do litoral a torna uma das ruínas mais cênicas de Yucatan. Além disso, a combinação de areia branca e água turquesa é de tirar o fôlego.

Tulum10

Tulum pode ser dividida em três partes: a cidade, as ruínas maias e a praia. A cidade fica na estrada, a cerca de 10 minutos da praia. Com o desenvolvimento do turismo a cidade cresceu e hoje são 30 mil habitantes, mas a atmosfera de cidade pequena permanece. Perto do Centro estão os ‘cenotes’, rios localizados em cavernas. Na maioria deles é possível praticar mergulho com snorkel, e alguns são tão profundos que permitem até o uso de cilindro. Existe ainda a opção de passeios guiados.

tulummeee

As praias de Tulum, com uma orla de 10 quilômetros, têm ondas tranquilas, com areia branca e água morna, mas ao mesmo tempo refrescante. Neste lugar estão hotéis que oferecem bastante conforto. A praia fica cheia, mas não chega a dar a sensação de superlotada.

TulumMexico5

Para chegar, o aeroporto mais próximo é o de Cancún, a 120 quilômetros. A partir daí é possível ir até Tulum de ônibus, táxi ou carro alugado, permitindo maior liberdade de agenda. A língua falada é o espanhol e a moeda o peso. A melhor época para visitar Tulum é de fevereiro a abril, fora da temporada de furacões.

tulum 1

O parque se divide em duas áreas: na entrada estão as lojas, bares e infraestrutura de apoio. O próximo trecho, de 600 metros, pode ser feito a pé ou de trenzinho, até a bilheteria. Depois estendem-se as ruínas, em grandes dimensões. O Castelo ou estrutura principal tem três pisos e 12 metros de altura, em meio a jardins bem cuidados e caminhos de pedra e cascalho. É um passeio tranqüilo, que pode ser feito por visitantes de qualquer idade ou preparo físico.