Lençóis Maranhenses: destino é um fenômeno do turismo que você precisa conhecer

DESTAQUE

Dunas de areias branquíssimas, finas, praia belíssima e lagoas de água doce traduzem em parte o que significa os Lençóis Maranhenses, o destino do Brasil para aventureiros e para quem quer ter contato com uma beleza rústica completamente diferenciada no país.

Dona de um turismo dinâmico e um dos mais impressionantes do Brasil, os Lençóis Maranheses agregam paisagens específicas e difíceis de se repetiram em outro destino no país. O cenário de cinema é composto por um horizonte quase interminável de areia que formam dunas cheias de curvas somadas ao mar como pano de fundo e, quando está na época, também por lagoas. O ar puro, céu azul e o silêncio produzido pela boa vibração desse destino o torna um lugar único, capaz de atrair centenas de turistas durante o ano.

Os Lençóis Maranhenses possuem área de 155 mil hectares, 90 mil só de dunas livres e outra parte que constitui lagoas que se formam esporadicamente durante o ano. O destino fica a 250 km da capital São Luís e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. De todos eles é possível ter acesso ao lugar mágico e com muitas atrações turísticas a começar pelas caminhadas pelas dunas, além de banhos de mar na praia e também na lagoa de águas doces.

O Parque dos Lençóis Maranhenses fica em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, resultado de campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, de paisagens espetaculares durante os 365 dias do ano. Porém, há meses específicos para aproveitar ainda mais esse paraíso brasileiro.

O fenômeno das lagoas em meio às dunas, por exemplo, acontece na alta temporada depois das chuvas dos meses de abril e agosto. Nos outros meses de seca, o que se vê é outro deslumbrante resultado da generosa natureza, com dunas extensas, exploradas para a prática de passeios em jeeps 4x4, uma das atrações principais da região.

Saiba mais: www.icmbio.gov.br