Sistemas embarcados para carros

DESTAQUE

O termo “sistema embarcado para carros" pode soar estranho para várias pessoas, mas de 2016 em diante certamente se tornará familiar para muita gente, quando os carros de diversas marcas começarem a sair de fábrica com o CarPlay ou o Android Auto, ambos sistemas embarcados para carros desenvolvidos por Apple e Google, respectivamente. A proposta dos sistemas é conectar os usuários com seus carros, e seus carros com a internet e o mundo, através de um sistema com interface similar as dos smartphones e que funcione via comandos de voz, evitando assim, tirar a atenção do motorista da estrada. E não apenas isso, mas uma gama enorme de ferramentas para facilitar a vida dos condutores e passageiros, tudo com muita tecnologia trazida pelos gigantes do Vale do Silício, e velhos conhecidos do público, Google e Apple.

sistema auto

Fazer chamadas, retornar ligações, ler mensagens de textos, indicar as melhores rotas para os destinos, tudo isso pode ser solicitado a Siri, o aplicativo assistente pessoal do sistema ios da Apple, e ela irá realizar com eficiência, sem a necessidade de o motorista olhar para o celular ou clicar em algum comando. O Android Auto também tem os mesmos recursos, utilizando outros apps diferentes da Siri, exclusividade Apple, para executar os comandos. Basicamente tudo o que é feito utilizando um smartphone, é possível para o CarPlay e Android Auto, com ainda ajudantes de estacionamento, atualizações sobre clima, agenda de compromissos, notícias, entre outras facilidades.

nexus2cee iHeartRadio 668x376

Baseada nessas informações de entrada da Apple e Google na disputa pelo mercado dos Sistemas embarcados para carros, a General Motors/Chevrolet decidiu descontinuar a produção do seu sistema próprio, o “MyLink”, visto que seria suicídio mercadológico competir nesse ramo de tecnologia com as duas líderes mundiais do setor. Então a partir de 2016 seus automóveis já sairão da fábrica com algum dos sistemas instalados, isso coloca a empresa na frente de muitas que ainda trabalham com sistemas próprios, inferiores aos citados.

android auto laas

Agora é aguardar a novidade chegar ao Brasil, ligar o carro, acionar com a voz a sua playlist favorita, definir a rota e partir com conforto para seu destino.