728x90

Dream Symphony

DESTAQUE dream symphony 3
O Dream Symphony,  que deve ser lançado ainda este ano, já é considerado o maior iate a vela do mundo. Nos últimos anos, dois iates disputaram o título: EOS e Maltese Falcon, e qualquer um poderia ganhar, dependendo da linha de medida, se pelos pés ou na linha de água. Porém, o Dream Symphony ganha dos dois por uma grande margem.
dream symphony 1

O maior veleiro do mundo vai carregar quatro mastros, com uma área de vela de 5.000 m². O barco parece ter um layout duplex (dois andares), sendo o andar superior dividido em quartos para proprietários e hóspedes, separados por uma área protegida que pode ser totalmente fechada em caso de chuva. Na popa há uma piscina com um piso elevado em uma área que pode ser implantada como um heliporto ou usada para estender as zonas de convés disponíveis. Com projetos assinados por Ken Freivokh e Dykstra Naval Architects, que também criou o Maltese Falcon, o Dream Sonho Symphony está sendo construída pela Dream Ship Victory, na Turquia.

dream symphony 2

Uma ousadia deste projeto é que o barco está sendo construído principalmente de madeira. Pode parecer um flashback dos navios de 1800, mas não é, pois com o seu tamanaho, a construção pelo método tradicional o deixaria muito pesado. Hoje é usado o laminado, com camadas finas, que podem ser alinhadas e tornam-se mais leves, porém é uma madeira africana de grande durabilidade. A fibra de vidro também está sendo utilizada como um protetor externo. Diversas ferramentas tecnológicas estão sendo usadas para modelar as tensões na estrutura do iate, assim como as forças de compressão de flexão, que serão criadas pelo impacto, para garantir que o projeto proporcione resistência e firmeza suficientes para suportar as forças impostas por cargas hidrodinâmicas.

dream symphony 4

No casco e no convés também é usada a madeira africana, chamada de Iroko, considerada sagrada em muitos lugares, e habitada por um espírito poderoso. Pela lenda, de acordo com os iorubás, cortar uma árvore de Iroko pode resultar em um infortúnio devastador para o lenhador e toda a sua família. Para cortá-la, é preciso realizar um ritos especial.