A Vespa está de volta
Após quase 30 anos sem fabricação, a icônica Vespa está de volta, em comemoração aos 70 anos de fabricação do primeiro modelo. Desde 10 de outubro, o modelo pode ser adquirido em quatro versões com motores de 125, 150 e 300 cc. Algumas cidades do Brasil deverão também receber lojas-conceito da marca.
Fabricada pela italiana Piaggio, a precursora do conceito scooter chegou a ser fabricada no Polo Industrial de Manaus na década de 1980. O modelo vem atualizado, mas mantém a mesma praticidade e charme para o uso na cidade, qualidades que tornaram a Vespa um sucesso em todo o mundo. O responsável pela nova fase no Brasil é o grupo de investidores Asset Beclley, da Itália.
Na série especial da Primavera 150 são mil unidades disponíveis, com 150 cc, 12,9 cv, logotipo exclusivo, placa numerada para o proprietário e pintura alusiva à Itália na lateral. A Primavera 125 se destaca por fazer uma releitura do exemplar de 1968, com um motor de 125 cc que rende 10,7 cv e possibilita atingir a velocidade máxima de 95 km/k com rodas de 11 polegadas. A Sprint 150 tem a mesma mecânica da Primavera 150, porém com rodas aro 12 e visual próprio. A GTS 300 é a mais potente da linha com 300 cc, equipada com um único motor de refrigeração líquida capaz de gerar 22 cv, além do controle de tração.
Mas o novo modelo que traz a imagem da marca é o 946 Armani, com detalhes retrô que lembram os 70 anos de Vespa e os 40 anos da famosa marca de roupas. O motor é o mesmo 125 do Primavera. O destaque vai para as cores com a pintura em verde militar que contrapõe o assento marrom. Com exceção desta, nas demais configurações o cliente pode escolher a cor da carroceria e do assento, além de acessórios, que incluem roupas e objetos da Vespa. A injeção eletrônica, os freios a disco com ABS e o câmbio automático CVT já vêm de série em todas as versões.
Até que as lojas comecem a ser inauguradas, a compra pode ser feita pelo site: www.vespabrasil.com.br
Boutiques
Está prevista para o final de outubro a inauguração das duas primeiras concessionárias, chamadas de boutique pela Piaggio: no Shopping JK, na Zona Sul de São Paulo, e no Shopping Iguatemi, em Campinas (SP). A primeira loja de rua inaugura em novembro, também em São Paulo. O fabricante anuncia que até o fim do ano serão oito pontos de venda. Em 2017 serão 18, chegando a 40 em 2018.
A ideia da Piaggio do Brasil é vender duas mil unidades da Vespa ainda este ano, atingindo a marca de 12 mil em 2017. Para 2018 os planos são ainda maiores com a construção de uma fábrica em Manaus com capacidade de produção de 35 mil exemplares. Desta fábrica também devem sair outras marcas do grupo Piaggio como Aprilia, Moto Guzzi e a própria Piaggio.